Conforto para toda vida!

Artroplastia Total de Quadril: Conheça Benefícios da Cirurgia

Quando lesões ou casos de artrite no quadril afetam a mobilidade de uma pessoa, a cirurgia de artroplastia é recomendada para melhorar a sua qualidade de vida.

Compartilhe

Você sabia que para algumas pessoas, as atividades mais simples como caminhar, levantar ou sentar, podem ser dolorosas? Isso ocorre devido ao baixo funcionamento do quadril, originado por fraturas, necroses ou artrites.

A artroplastia de quadril é um procedimento realizado para o tratamento de fraturas ou lesões nessa região, com intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com as complicações. Antes de saber como esse procedimento ocorre, é importante que você compreenda um pouco mais sobre a articulação afetada.

O quadril é uma articulação formada pela união do acetábulo com a parte proximal do fêmur. Essa articulação é responsável por movimentos importantes do dia a dia: cruzar as pernas, agachar, sentar ou subir escadas. Além disso, músculos, tendões e artérias também são alguns dos exemplos de estruturas que fazem parte da formação do quadril. Essas estruturas podem apresentar algum tipo de disfunção que prejudique a articulação, como os exemplos citados anteriormente.

Falando agora sobre o procedimento da cirurgia, existem casos onde a artroplastia é recomendada com mais frequência:

  • Movimentos limitados a partir de uma rigidez no quadril, por exemplo, levantar a perna.
  • Dores no quadril que limitam as atividades no dia a dia ou durante o repouso.
  • Uma vez que o uso de anti-inflamatórios ou a prática de fisioterapia não são mais suficientes para aliviar a dor.

Antes de iniciar o processo, o paciente é submetido a uma avaliação ortopédica para a análise do histórico médico e realização dos exames indicados. Uma vez que essa etapa é finalizada, é necessário conversar com o cirurgião ortopédico para avaliar se a artroplastia será o melhor método para o tratamento.

Como os casos de artrite são mais comuns durante a terceira idade, esse tipo de cirurgia é mais recorrente dos 50 a 80 anos. Porém, não existem restrições de idade em casos de necessidade da cirurgia, ela pode ser realizada em pessoas mais jovens de acordo com seu quadro e indicações.

Quais procedimentos são feitos antes da cirurgia?

  • Realização de exames: Amostra de sangue e urina, eletrocardiograma ou radiografia do tórax.
  • Preparação da pele: Não se deve possuir irritações ou infecções na pele.
  • Doação autóloga, ou seja, a doação do próprio sangue do paciente para ser armazenado no caso de necessidade pós cirurgia.

Durante o procedimento, o cirurgião retira a cartilagem junto do osso lesionado e o substitui pelo novo implante, que pode ser fabricado a partir de diversos materiais. Na OrtoGyn, trabalhamos com produtos de qualidade para garantir o melhor conforto.

Ao final do procedimento cirúrgico é importante manter os cuidados com a sua saúde para evitar grandes prejuízos. Realizar fisioterapia, por exemplo, é o melhor recurso para uma recuperação mais rápida, através de caminhadas e atividades leves que ajudam a restaurar os movimentos do quadril. Além disso, possuir uma dieta saudável e equilibrada nas primeiras semanas após a cirurgia também irá fortalecer o músculo e contribuir na cicatrização.

Seguindo esses passos, um paciente que passou pela cirurgia de artroplastia logo poderá realizar atividades cotidianas sem preocupações e livre de dores!

Leia também

Inscreva-se na Newsletter