Para uma pessoa que obteve algum tipo de fratura irreparável decorrente de algum acidente de trânsito, queda ou até mesmo durante a prática de algum esporte, recorrer a uma prótese implantável pode ser a melhor saída para manter um dia a dia sem complicações. Além disso, em casos de doenças onde a articulação é comprometida, como por exemplo a artrose, a mobilidade de uma pessoa pode ser afetada, levando a casos de dor, rigidez e perda de movimento.
Sendo mais comum em pessoas com idade acima de 40 anos, em casos de muito desgaste será necessário realizar uma cirurgia onde a região afetada é substituída por uma prótese específica para aquela região. Confira a seguir alguns tipos de próteses que podem ser utilizadas.
Próteses de joelho
Podem ser do tipo parcial ou total, dependendo de como se encontra a região onde ocorreu a lesão ou o desgaste. A prótese total é utilizada para substituir a articulação total entre a tíbia ou o fêmur, já a prótese parcial irá substituir parcialmente a articulação patelofemoral.
Próteses de ombro
Uma prótese para o ombro pode ser de três tipos distintos: parcial, total ou reversa. Na prótese parcial irá ocorrer a substituição apenas do úmero, diferentemente da prótese total, onde o aparelho substitui o úmero e a cavidade glenoide de um paciente. Já no caso da prótese reversa, o objetivo é tratar alguma lesão irreparável de tendões do manguito rotador.
Próteses de quadril
Existem diversos modelos que podem ser utilizados para tratar doenças que afetam a região do quadril, porém os principais tipos são as próteses totais ou parciais. Para substituir a cabeça do fêmur e a bacia, é utilizada a prótese total. Já a prótese parcial é utilizada somente para substituir exclusivamente a cabeça do fêmur.
Você sabe como essas próteses podem melhorar a qualidade de vida de alguém?
Uma vez em que ocorre a restauração da mobilidade ou a correção de deformidades, os pacientes que realizaram a cirurgia de implantação de alguma prótese podem se ver novamente realizando atividades diárias simples, como por exemplo subir escadas, caminhar ou participar de exercícios físicos leves sem sofrerem de dores ou outras complicações que afetem seu bem-estar. Dessa forma, um novo estilo de vida é implementado na vida desses pacientes, junto da sensação de independência, uma vez que param de depender da ajuda constante na hora de realizarem suas tarefas.
Para alguém que faz ou irá fazer o uso de uma prótese implantável, prezar pela qualidade e conforto é a prioridade. Entre em contato com a OrtoGyn para garantir o melhor para seus clientes!